Topo

Em 'clima de férias', Grêmio e Flamengo encerram Brasileiro com empate

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/12/2014 18h56

Grêmio e Flamengo fizeram um jogo que poderia facilmente ser confundido com uma atividade de férias. Sem ambição principalmente dos donos da casa, o empate em 1 a 1, neste domingo (07) encerrou o Brasileirão de forma melancólica para ambos, que pouco tinham em disputa mesmo antes do duelo. O Fla ainda teve um jogador expulso no segundo tempo, mas nem mesmo com um a mais o Tricolor conseguiu a virada.  

O Grêmio poderia terminar o Brasileirão até em 5º e ter o direito de disputar a próxima Copa do Brasil a partir das oitavas de final. Mas não conseguiu. O empate manteve o 7º lugar na competição. Já o Flamengo encerrou sua participação no nacional na 9ª posição. 
 
Como curiosidade, o Tricolor voltou a marcar um gol de falta após praticamente um Brasileiro inteiro. O último gol desta forma havia sido na segunda rodada do certame nacional, com Alán Ruiz. Desta vez, Luan colocou na rede. Antes, Luiz Antonio havia feito para o Flamengo. 
 
O Fla havia dado férias antecipadas para 13 jogadores e atuou com suplentes. Já o Grêmio usou os titulares e o período de descanso dos jogadores começa nesta segunda-feira. 

Fases do jogo: 

Grêmio e Flamengo fizeram um jogo em que a falta de objetivos ficou evidente a cada toque na bola. Os gaúchos sem grandes pretensões ofensivas, os cariocas pegando pela falta de entrosamento. Assim, chutes de fora da área foram alternativas únicas para ameaçar as metas de Marcelo Grohe e César.
 
Aos 19 minutos, exatamente em chute de fora da área, Anderson Pico quase abriu o placar. Driblou quatro marcadores e bateu. Marcelo Grohe colocou para escanteio. Walace respondeu da mesma forma dois minutos depois. Mas foi para fora.
 
O Grêmio, aos poucos, assumiu o comando da partida. Aos 29, Barcos recebeu de Zé Roberto e bateu forte. A bola desviou e saiu para escanteio. Mas aos 31, o Flamengo abriu o placar. Luiz Antonio entrou pelo lado direito de ataque flamenguista, bateu cruzado, a bola desviou em Bressan e enganou Marcelo Grohe, acabando na rede. Sem forças para igualar, o Grêmio foi vaiado ao fim do primeiro tempo. 
 
O Grêmio tentou atacar e voltou para o segundo tempo com Everton na vaga de Biteco. Mais ofensivo, o time gaúcho conseguiu ficar com um a mais aos 10 da etapa final. Dudu lançou para Barcos, que driblava o goleiro César quando foi derrubado. Pela falta, César foi expulso. Na cobrança de falta, aos 13, Luan empatou para o time gaúcho. 
 
Com um a mais, os donos da casa passaram a empilhar chances. Fellipe Bastos acertou trave aos 48 minutos do segundo tempo. Mas foi insuficiente. Mesmo com 10, o Fla conseguiu se segurar e garantiu um ponto, que valeu praticamente nada. 
 
O melhor: Anderson Pico - Dominou as ações do Grêmio pela ponta direita defensiva do Flamengo. 
 
O pior: Barcos - Perdeu oportunidades na área do Flamengo ao tentar dribles em vez da conclusão. 
 
Toque dos técnicos: 
 
Felipão e Luxa tiveram opções diferentes para o último jogo. Enquanto o Flamengo deu férias antecipadas para 13 jogadores e usou apenas suplentes no duelo com o Grêmio, Scolari desistiu de testar os jovens e colocou em campo até jogadores que não ficam para próxima temporada, caso de Dudu. 
 
O Grêmio montou sua equipe no 4-3-3- costumeiro. Já o Fla utilizou o 4-4-2 clássico com dois volantes e dois armadores no meio-campo. 
 
Chave do jogo: Vontade - Enquanto não mostrou empenho, o Grêmio pedia para o Fla. Mas melhorou a partir da entrada de um jogador com vontade: Everton. 
 
Para Lembrar: 
 
Luxa x Felipão. O encontro tradicional nos anos 90 aconteceu agora sem valer muito. No histórico, Scolari manteve duas vitórias a mais que seu oponente. 
 
Pouca gente, muito calor. Com temperatura superior a 30 graus em Porto Alegre e a concorrência das pessoas que optam pela saída da capital gaúcha com o litoral como destino, além do pouco que esteve em jogo no campo, o público foi pequeno na Arena do Grêmio. 
 
Protesto com faixa e sinalizador. No fim do jogo, uma faixa de protesto foi exposta nas cadeiras da Arena. "13 anos[período sem títulos relevantes do Grêmio], respeitem a torcida e honrem o Grêmio", dizia o material. Posteriormente retirado pelos seguranças da Arena. 
 
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 1 X 1 FLAMENGO
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Bressan (Werley) e Zé Roberto; Walace (Fellipe Bastos), Matheus Biteco (Everton) e Ramiro; Luan, Dudu e Barcos. 
Técnico: Luiz Felipe Scolari
 
FLAMENGO
César; Anderson Pico, Marcelo, Erazo e João Paulo; Amaral, Muralha (Negueba), Luiz Antonio (Recife) e Mugni; Arthur (Daniel) e Elton.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
 
Data: 07/12/2014, domingo
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro:   Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcio Luiz Augusto (SP) e Angelo Rudimar Bechi (SC)
Público: 15.682 torcedores
Renda: R$ 419.918,00
Cartões amarelos: Pará (GRE), Rhodolfo (GRE); Ramiro (GRE)
Cartões vermelhos: César (FLA)
Gol: Luiz Antonio, do Flamengo, aos 31 minutos do primeiro tempo; Luan, do Grêmio, aos 13 minutos do segundo tempo;